Concreto projetado

O concreto projetado é um processo de aplicação de concreto utilizado sem a necessidade de formas, bastando apenas uma superfície para o seu lançamento. Esse sistema é muito utilizado em concretagens de túneis, paredes de contenção, solo grampeado, piscinas, recuperação e reforço estrutural de lajes, vigas, pilares e paredes de concreto armado. Há duas formas de obtenção do concreto projetado: por via seca ou via úmida.

O processo via seca consiste num processo contínuo de projeção de concreto ou argamassa sob pressão (ar comprimido) que, por meio de um mangote, é conduzido de um equipamento de mistura até um bico projetor e lançado com grande velocidade sobre a base.

O processo é realizado por meio de uma mistura a seco de cimento e agregados. Nesta fase, há ainda a possibilidade de se adicionar microssílica, fibras ou outros compostos especificados em projeto. No bico projetor existe uma entrada de água que é controlada pelo operador. O concreto seco é conduzido sob pressão até o bico onde recebe então a água e os aditivos.

Não tem função primordialmente estrutural, pois normalmente é empregado para pequenos carregamentos, mas pode ser reforçado com armaduras convencionais, telas eletrosoldadas ou fibras

ENTRE EM CONTATO

    1. Enviar