Prova de caaga estática

A prova de carga estática consiste, basicamente, na aplicação de cargas estáticas de compressão, sucessivas e crescentes, por meio de um ou mais cilindros hidráulicos, reagindo contra um sistema de reação estável e medição dos deslocamentos correspondentes.
Obtêm-se, assim, pares de valores de carga e deslocamento para confecção da curva carga vs recalque, através da qual é possível estimar a carga de ruptura e avaliar o fator de segurança adotado. Os procedimentos utilizados seguem as recomendações da ABNT NBR 12.131 e podem ser executados em estacas de qualquer tipo.

Atualmente, as provas de carga em elementos de fundação se tornaram prática comum na construção civil após a revisão da norma NBR 6122 em 2010, que passou a exigir a realização do ensaio, em casos específicos, visando reduzir as incertezas inerentes ao processo executivo e de projeto. A STAN Fundações possui um dos maiores banco de dados de provas de carga estática do Espírito Santo, o que auxilia na interpretação dos resultados de cada obra.

ENTRE EM CONTATO

    1. Enviar